RPM toca sucessos da Turnê Elektra; Skrombus e Rodrigo Manzale abrem noite do Rock no Festival Náutico

[caption id="attachment_23424" align="alignleft" width="319"]DSC_9864 Trio durante apresentação na noite de quinta-feira no palco principal do Espaço Náutico 2013[/caption] Alto Araguaia, MT – Uma noite bem Alto Araguaia. Assim pode ser definida a apresentação de Pescuma, Henrique e Claudinho, numa alusão à música sucesso “É Bem Mato Grosso”, na noite desta quinta-feira (05.09) na segunda noite do 17º Festival Náutico e 15º Festival Cultural que segue até domingo (08) no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O trio animou o público com uma mistura do melhor do rasqueado cuiabano e do sertanejo raiz com o show “É bem Mato Grosso”. Os sucessos ‘Pixé’, escrito por Moisés Martins e Pescuma, que exalta tradições e costumes da cultura de Mato Grosso com destaque para culinária, danças, linguajar, entre outros, e ‘É bem Mato Grosso’, composta numa parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, fizeram parte do repertório de apresentação da noite.  Não poderia faltar o tradicional sertanejo raiz com os verdadeiros "clássicos populares". O trio foi apadrinhado por Zezé de Camargo, que faz dupla com Luciano, e ficou conhecido nacionalmente quando gravaram a trilha sonora do filme Dois Filhos De Francisco “tá faltando alguém aqui”. “O trio surgiu de uma parceria com Zezé di Camargo, que nos conheceu no Pantanal. Até então, tínhamos a dupla Henrique e Claudinho e o Pescuma seguia carreira solo. O Zezé achou melhor unir as três vozes, porque era diferente no mercado. Graças a esse pedido, foi então que surgiu o trio”, explica Henrique. “Com essa união estamos cantando as coisas de Mato Grosso”, ressaltou Claudinho. O trio tem mais de 18 anos de carreira, dez CDs gravados e dois DVDs. A apresentação em Alto Araguaia durou quase duas horas. Do início ao fim o público cantou e dançou os principais sucessos de Pescuma, Henrique e Claudinho. Foi à terceira vez que se apresentaram no município. “Mas a expectativa é sempre maravilhosa. Ficamos muito felizes ao ver o público dançando e cantando nossos sucessos. É um público que a gente conhece e que conhece a gente. O Festival Náutico de Alto Araguaia é um espaço Democrático da cultura. É um grande evento de envergadura nacional. Com sempre digo será um show bem Mato Grosso, mas com peculiaridade bem Alto Araguaia. Cantamos o que o povo gosta”, disse Pescuma logo após o show. O prefeito Maia Neto (PR) acompanhou a apresentação do trio e explicou que o objetivo de novamente trazer Pescuma, Henrique e Claudinho foi fomentar a cultura por meio da música. “O papel do poder público é democratizar o acesso a bens culturais. Este ano temos durante o Festival Náutico uma série de apresentações culturais. E o trio Pescuma, Henrique e Claudinho é uma destas atrações. Um show para cima, que simboliza a cultura regional, estadual e também local. Sem dúvida um grande show nesta segunda noite do Festival Náutico”, destacou. [caption id="attachment_23425" align="alignright" width="319"]DSC_9769 Comadre Pitú momentos antes de sua apresentação em Alto Araguaia[/caption] Comadre Pitú faz povo ‘ratchar’ de rir Antes do trio Pescuma, Henrique e Claudinho quem se apresentou foi a Comadre Pitú (Vital Siqueira). Com seu show humorístico Cultural fez o público no Espaço Náutico dar gargalhadas com seu sotaque peculiar da baixada cuiabana. Logo após sua apresentação, Comadre Pitú destacou a importância do Festival Náutico para a cultura. “É uma porta aberta para que os maiores ícones da cultura do Estado se apresentem. Sem contar que nesta região existe uma ligação muito forte entre duas culturas: a mato-grossense e a goiana. Foi um show fundamentado em causos que acontecem no dia-a-dia da família”, explicou. Programação de hoje Mais atrações estão reservadas para hoje em Alto Araguaia durante o Festival Náutico e Festival Cultural. Às 19h acontecerá o Casamento Comunitário na Praça Audinor Germano Rosa. No Espaço Náutico a Noite do Rock será aberta com a Banda Skrombus, segue com Rodrigo Manzale e Banda e logo em seguida show nacional com RPM. O grupo Temperos de Samba se apresenta por volta das 01h da madruga e para fechar o terceiro dia a animação fica por conta do DJ Adriano Costa.